-
Arquitetos: Arch.Lab
- Área: 869 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Purnesh Dev Nikhanj
-
Fabricantes: American Standard, Emcer Tiles, Grohe, Innovative Komforts, Spacewood, Thermopine, XAL
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa é em grande parte a representação de uma fusão das exigências do estilo de vida do cliente, moldados pela ideologia do projeto. Os clientes eram uma família composta por três gerações (um casal, seus pais e dois filhos) com um simples briefing de querer estar no mesmo pavimento para que estivessem ao redor das crianças pequenas e tivessem espaços para entreter seus hóspedes. Isto significava ter espaços distintos para cada geração e, ainda assim, integrá-los no mesmo nível, assim como com os espaços ao ar livre. Desta forma, nós reinterpretamos a percepção dos pátios, porões e abrigos. A ideia de um abrigo foi traduzida como uma grande saliência, tentando complementar e ampliar o volume das árvores existentes no local.
O conceito se iniciou com a representação de cada espaço como um volume individual e distinto. O resultado do projeto é um jogo de três blocos, cada um com uma representação externa funcional através de materiais, ou seja, pedra e tijolo. Existem dois pátios, um no nível inferior e outro ao nível do solo.
Espacialmente, as funções são organizadas como espaços formais e informais no terreno. Na entrada, o primeiro ponto focal é um corpo de água estrategicamente localizado que se estende sobre um pátio rebaixado. O elemento protege os espaços informais posteriores, assim como traz reflexos de luz para o hall de entrada. Os espaços comuns ficam em um setor e os quartos em outro. Cada quarto tem acesso a um espaço aberto — o quarto dos pais ao pátio frontal, o quarto das crianças ao segundo pátio, e o quarto principal possui acesso ao quintal. Uma escada de lance único destaca a linearidade do espaço de circulação.
O pátio afundado do subsolo é projetado para a entrada da iluminação e ventilação natural, bem como para o acesso aos ambientes verdes ao ar livre, tornando a academia, o home theater, a mesa de bilhar (recreação) e o pequeno espaço de convivência mais ventilados. Uma conexão através dos degraus estendidos permite o acesso a espaços externos no pavimento térreo e torna o espaço contínuo para a realização de reuniões e eventos.
O primeiro pavimento tem um quarto para crianças para uso futuro e um quarto de hóspedes. O segundo pavimento abriga o quarto de empregado na parte posterior e considerando que o terreno é de esquina, possui também uma entrada independente pela lateral com acesso pela parte posterior. Também no primeiro pavimento foram dispostas áreas sociais que se abrem para um terraço coberto com um beiral. Esta cobertura cobre todos os terraços como um elemento unificador. O resultado é a intersecção de volumes envoltos em tijolo e pedra em uma composição terrosa e contemporânea, como um abrigo em madeira flutuante que traz à tona o calor de uma residência.